10 super dicas para trabalhar em movimento
20/09/2011 ÀS 11:27

Existe uma certa quantidade de trabalho no escritório que você consegue suportar antes de enlouquecer. (E é melhor não descobrir que quantidade é essa.) Então, se você precisa mudar de cenário para evitar abalos trágicos na sua sanidade mental, aqui estão as dez melhores dicas para garantir a eficiência do seu trabalho on-the-go, conforme compiladas pelo Lifehacker. Vamos conferir? =)

10. Enrole corretamente seus cabos
Você tem fones de ouvido, cabos USB e de força, carregador de celular, e todo tipo de outros fios que estão só esperando uma chance para se enrolarem na sua bolsa. Guarde seus cabos pequenos um poucos soltos e seu carregador de laptop desapertado. Você não vai querer ajeitar as condições de vida dos seus fios só quando perceber que arruinou o prolongamento da vida deles ou quando não funcionam mais, não é mesmo?

9. Mantenha sua mochila organizada
Existe uma diferença sutil (nem tãaao sutil, eu diria) entre estar bem preparado e sobrecarregar-se com coisas desnecessárias. Se sua mochila está começando a pesar, anote todo dia o que você usa exatamente. Depois de uma semana, mais ou menos, você vai perceber que algumas das coisas que chama de essenciais não são nem tocadas. Uma vez que reduziu o que carrega ao que merece o espaço na sua mochila de fato, uma ferramenta de organização como o Grid-It é uma ótima forma para manter tudo ao seu alcance. E, se for fazer viagens internacionais de avião, você também precisará que sua bolsa seja amiga do TSA, para que ela permaneça ao seu lado enquanto você estiver nos ares.

8. Aprenda a ser produtivo em cafeterias
Se você saiu para fechar tarefas num coffee shop, você não tem que gastar seu tempo tentando encontrar um canto para sentar. Não tem nada de errado em sentar na mesa de outra pessoa, especialmente se ela está compenetrada no trabalho como você. De qualquer forma, seja sempre um cliente gentil e, se realmente precisa concluir alguns trabalhos, pule o coffee shop e corra para a biblioteca, ou planeje logo o aluguel de uma estação de trabalho compartilhada.

7. Tente usar um tablet ultra portátil em vez do seu laptop
Dependendo do tipo de trabalho que está fazendo, levar seu laptop tijolão com você pode ser apelação. Considere carregar o novo iPad ou Xoom com você, que são provavelmente mais rápidos, seguros e… portáteis. Além disso, as baterias desses gadgets costumam ser muito mais amigas da sua necessidade do que a bateria do seu laptop. Armado com seu teclado e um suporte barato, você vai conseguir concluir tarefas como um profissional, a qualquer tempo.

6. Transforme seu pendrive num kit de privacidade portátil
Se você está na onda de usar wi-fi em máquinas que não são suas, melhor prestar mais atenção à sua privacidade. Com somente um pendrive e poucas outras ferramentas, você pode cobrir seus rastros em qualquer máquina em que seja forçado a trabalhar ou em qualquer rede pública, que normalmente são cheias de gente metendo o nariz onde não é chamado.

5. Mantenha seu trabalho sincronizado em seus computadores
Existe uma chance de você usar mais que que um computador para trabalhar, e mudar do desktop da sua casa para seu laptop de peregrinação precisa ser o mais natural possível. O Dropbox é uma das ferramentas mais essenciais, que permite sincronizar arquivos entre todas nossas máquinas facilmente, enquanto extensões de navegadores como LastPass e Xmarks mantêm todas nossas senhas, favoritos, e preferências de aplicativos e te acompanham aonde quer que vá. Não se esqueça de checar as outras formas sábias de usar a maravilha do Dropbox, que talvez você ainda não esteja aproveitando por completo (você ficará surpreso de quanta coisa pode ser feita com ele).

4. Obtenha o máximo de suas baterias
Mesmo que você ainda tenha sorte de usar baterias de coffee shop ou do aeroporto, sempre esteja preparado para o pior. Existem numerosas dicas para maximizar a vida da sua bateria, tanto do notebook quanto do smartphone. Decore isso antes de sair por aí.

3. Qualquer coisa pode ser usada como reserva extra
Pendrives são tão numerosos quanto versáteis, mas se você precisa de alguma coisa com um pouco mais de espaço (ou se você apenas perdeu seus pendrives por aí — relaxa, acontece…), lembre-se de que qualquer coisa pode ser usada como HD extra. Mesmo aquele velho iPod que você deu como morto, ou o smartphone que carrega, provavelmente têm um montão de espaço de armazenamento inutilizado esperando ser preenchido com aplicativos portáteis, arquivos, e outras necessidades digitais de viagem.

2. Certifique-se de nunca ficar sem internet
É uma lei da natureza que, em algum momento, Murphy vai topar contigo e você vai precisar de verdade de wi-fi sem ter onde encontrar. Mesmo você, que é mestre em encontrar internet livre aonde quer que vá, talvez passe por esse momento de terror e pânico. A solução para essas horas em que tudo falha é conectar seu smartphone no seu laptop e compartilhar o 3G. Tcharam! Independente do que fizer, priorize sua segurança em redes públicas.

1. Evite que seus gadgets sejam roubados (e saiba como resgatá-los em caso de má sorte)
Por mais ninja da segurança em redes públicas que você seja, é importante se precaver também quanto a um problema de segurança óbvio das estações de trabalho móveis: furto dos gadgets. Se você está em um ambiente do qual entra e sai a todo momento, nunca deixe seu equipamento sozinho — ou, se não tiver outro jeito, pelo menos tenha certeza de que o lugar tem um sistema de segurança lindo, que estará de olho no seu mais precioso parceiro de trabalho enquanto você não estiver perto. Se essas técnicas de proteção de patrimônio não funcionarem, resta ainda a opção de recuperar seu equipamento através de softwares de rastreamento como o Prey, ou a própria solução nativa do seu smartphone.

E isso é tudo (ou não: o Lifehacker tem uma dica bônus lá no link original). Uma vez que você domine esses truques, ninguém segura sua produtividade dinâmica, se é que você me entende. ;D

[Lifehacker]

0 comentários
Assuntos relacionados:
Envie seu comentário:
Nome*
E-mail*
Comentário*
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
Assim, que nossa equipe analisar o conteúdo de sua mensagem,
ele será publicado.
0 COMENTÁRIOS - Exibindo 0 de 0