Planeje com antecedência para suportar melhor seus eventos sociais
02/08/2011 ÀS 11:20

Eventos sociais são sempre divertidos (ou, ao menos, deveriam ser) e, no cenário ideal, você — quão reservado, introvertido ou tímido seja — não teria muitos problemas em sair, entrosar-se com os amigos e desfrutar de momentos agradáveis, certo? Mas se alguns desses encontros acabam por se mostrarem mais complicados do que você imaginava (ou se você os imagina mais complicados do que na verdade são), o que dizer dos eventos corporativos? Eventos de sua rede de contatos profissionais, jantares patrocinados por fornecedores ou conferências podem se transformar num pesadelo e, se você é introvertido, ambas as situações soam péssimas. No entanto, não há motivos para entrar em crise existencial antes de um evento social, pois, felizmente para você, existem maneiras de tolerar melhor esses momentos. Vamos conferir? =)

No web site Dumb Little Man, a colunista Ali Luke levantou dicas valiosas para que os mais introvertidos entrem no jogo do networking. E, o que é melhor, elas também servem para quem é mais extrovertido. Seja um jantar oferecido por um amigo ou um evento profissional onde todos se misturam depois de uma apresentação (uma boa apresentação, assim esperamos), as dicas ensinam como superar os desafios da interação social. Nossos amigos do Lifehacker separaram as que mais chamam a atenção e, entre os itens da lista, reservar um tempo para se preparar para o evento é, provavelmente, a mais importante.

Faça um mapa ou pegue orientações com antecedência para chegar ao local, saiba de antemão qual é o dress code da ocasião (esporte, social, black tie?), leve seus cartões de visita e carregue consigo algumas estratégicas balinhas de hortelã (por precaução). Esses são meios de se preparar para o evento e, ainda, de sentir-se mais confiante em sua grand entrance.

Além disso, é interessante identificar os outros tímidos do ambiente. Lembre-se de falar devagar, calmamente, para não demonstrar nervosismo ou ansiedade. Ah, e depois que tudo acabar e você estiver novamente em seu lar, doce lar, nada de ficar analisando demais sua participação no evento. Não fique remoendo o que disse e o que não deveria ter dito, nem fique obcecado com pensamentos como “ele deve ter achado que sou um idiota…”. Mesmo que você tenha dado uma escorregada ou cometido uma gafe, são grandes as chances de que ninguém sequer tenha notado. O importante é que você foi ao evento e que sempre será mais fácil da próxima vez. Afinal, a prática leva à perfeição… ou, pelo menos, mais para perto dela. O que acha?

No artigo original (in English), você pode ler mais sobre cada dica, se quiser. O autor comenta cada uma e acrescenta detalhes que você pode achar úteis. Tem suas próprias dicas? Compartilhe conosco! o/

[Lifehacker e Dumb Little Man]

1 comentário
Assuntos relacionados:
Envie seu comentário:
Nome*
E-mail*
Comentário*
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
Assim, que nossa equipe analisar o conteúdo de sua mensagem,
ele será publicado.
1 COMENTÁRIOS - Exibindo 1 de 1
paulo leitao
02/08/2011 às 18h44
demais o site! a vaga, não é mais para mim, mas cai aqui através do twitter, e achei realmente incrível! parabéns!