5 dicas para fazer seu autocontrole funcionar

Se seres humanos fossem puramente lógicos, abandonar maus hábitos e superar momentos de insanidade seria moleza. Seriámos uma beleza de exemplares senhores controlados. Infelizmente (ou não), nossa razão vem sempre com tanta emoção que é mais certo decidirmos mal motivados por elas do que avaliarmos racionalmente antes de escolher algo. É aí que entra o autocontrole. Entenda alguns caminhos para efetivá-lo em sua vida e para decidir as coisas com mais inteligência (lógica e emocional).

Pratique, pratique, pratique

A forma mais simples de ser melhor em algo é praticando. Você pode começar com um exercício semanal, por exemplo. Pegue alguma coisa que faz em excesso e pare de fazer por uma semana. Pare de assistir televisão, não coma fora de casa ou mantenha as coisinhas tecnológicas fora do seu quarto para dormir melhor. Quando você perceber que foi uma moleza abrir mão do hábito por uma semana, já vai se sentir mais preparado para desafios maiores… como deixar o chocolate de lado por semanas, ou por meses. Uou. Quando você muda um hábito por um mês, cai a ficha de como o poder de controlar seus comportamentos está ao seu alcance. Tem gente que consegue melhorar toda sua vida a cada 30 dias de abstinência de cada coisa.

Encontre distrações adequadas

Sabe aquele experimento das crianças com o marshmallow? Pois é. Está ali um graaande ensinamento: distrair-se pode ser um dos melhores métodos de autocontrole. A gente sabe que quando a tentação está na sua frente é complicado dizer não. Entretanto, se você puder distrair-se e evitar pensar sobre a maldita que fica ali, seduzindo seu olhar, talvez seja o suficiente para manter você longe de fazer besteiras.

Distrações simples, como sentar sobre suas mãos para restringir o movimento e conversar para manter sua mente ocupada são ambas fáceis e eficientes. Quanto mais seu corpo e sua mente estiverem ocupados com outras ações, menos energia você terá para se aliviar em um vício, por exemplo. É simples assim: restrinja-se e distraia-se para evitar escolhas erradas.

Cuide-se

Como todos temos uma quantidade limitada de autocontrole, usá-lo em excesso pode fazer mal. É claro que você não vai querer esgotar suas reservas… E controle em excesso torna as pessoas um pouco… er… chatas. Manter-se saudável pode fazer muita diferença. Aquele papo manjado de dieta apropriada, exercícios físicos e boas noites de sono também vale aqui. Faça lanchinhos e mantenha-se alimentado durante o dia (de preferência com muitas pequenas refeições, mais que poucas muito grandes). Por incrível que pareça, isso afeta diretamente sua reserva de autocontrole. Claro que você também terá que se controlar ao escolher o que comer, mas, cá pra nós, isso é tão pouco diante dos seus grandes desafios, não é mesmo?

Crie desvantagens

É difícil se viciar em tabaco quando não se pode comprar cigarros. Pela lógica, as pessoas sem grana para financiar um vício não podem se viciar neles. Além disso, quanto mais distantes as consequências de um vício parecem, mais fácil é se deixar levar por ele. Se apenas um cigarro matasse, todo mundo o evitaria como se evita uma cerca elétrica. Colocar-se em pobreza ou dar-se a si mesmo uma alergia mortal à nicotina (se é que isso é possível) são medidas extremas que você não gostaria de tomar para parar de fumar. Maaas, se você tiver dificuldades de obter um cigarro, você não terá que exigir muito do seu autocontrole. Tcharam! De vez em quando, isso significa deixar seus cigarros em algum lugar de difícil acesso, que exija um esforço adicional de busca, por exemplo.

Utilize o medo

O medo é também um ótimo sentido para autocontrole. Parece terrorismo, mas vamos concordar que é mais fácil ajustar sua dieta ou mudar um hábito se você acredita que vai te matar ou causar dano imediato. Se você tem alergia a amendoins, por mais que sua barriga faminta clame por eles, sempre vai ser mais sensato recusá-los por saber das consequências hardcores \m/ de uma possível recaída ao ingerir a semente do pecado. Isso pode te tirar do jardim da vida, oh vida. Para usar o medo como mecanismo de autocontrole, você precisa sentir imediatamente as consequências de uma ação particular. Por exemplo, se você teve algum problema com drogas na família, provavelmente vai preferir evitar envolvimentos com elas do que encará-las como parte de sua vida. Quando começar a se meter na furada, vai lembrar de momentos desagradáveis que gostaria que fossem diferentes. Dessa forma, saber das consequências ajuda a evitar escolhas erradas. Dá medo, mas é para o bem. Acredite.

Na verdade, ter autocontrole não é fácil para ninguém. É trabalhoso e exige prática constante. O que falamos aqui são alguns dos jeitinhos de concretizá-lo em sua vida para fazer escolhas mais sábias. Afinal, agir impulsionado por emoção é mais poético, mas nem sempre traz os melhores resultados na real (apesar dos filmes insistirem no contrário).

Se você tem alguma outra dica ou estratégia preciosa, compartilha com a gente nos comentários! o/

[Lifehacker]

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marluci
07/08/2011 às 06h28
Já tem tps que quero e preciso perder peso,mas nao consigo passar muito tp,logo alguem faz um comenta´rio sobre meu corpo enorme e ai fico triste,deprimida,arrazada e volto a comer como louca,como sem vontade somente sei la pq,é tao doido isso,fico sem resposta lo´gica
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01/08/2011 às 14h56
eu quero ter um caixa em casa? como eu façon pra ter isso?