Como traçar metas diárias inteligentes
21/06/2011 ÀS 10:48

Eu sei, eu sei, você está ocupado. Eu também estou ocupado. Todo mundo está ocupado. Ainda assim, apesar dessa ocupação toda (ou talvez por causa dela), nós com frequência não nos sentimos produtivos, dia após dia. Semanas inteiras podem passar como um flash, num embaçado de e-mails, reuniões e tarefas administrativas insignificantes, enquanto as “coisas grandes” são deixadas de lado. Como disse o pensador do século XIX, Henry Daviv Thoreau, “não basta ser ocupado. Assim estão sempre as formigas. A pergunta é: estamos ocupados com o quê?”.

Se você quer de volta o controle de sua agenda e das prioridades do seu dia de trabalho, a única maneira é questionar-se impiedosamente sobre como você está gastando seu tempo. Mas quais perguntas devemos nos fazer?

O site 99% procurou, entre diversos autores populares da web — muitos desses, palestrantes e consultores — como eles propõem que gerenciemos nossa energia diária e as tarefas que temos que realizar. Vamos ver as perguntas que cada um deles sugere?

Leo Babauta, do Zen Habits:
O que você está fazendo neste momento?
O simples ato de ficar mais consciente de onde estamos empregando nossa atenção ajuda a focá-la onde você quer que ela fique — em produzir algo maravilhoso, que tal? É comum ficarmos distraídos ou sermos pegos por tarefas que não são importantes; voltar a atenção ao que importa, com frequência, vai ajudar.

Tony Schwartz, do The Energy Project:
Você está agendando um tempo, diariamente, para foco sem interrupção?
Determine pelo menos um período durante o dia, não mais do que 90 minutos por vez (ou o máximo possível perto disso), para focar em algo sem interrupções. Separe um tempo, em outras palavras, para fazer algo importante que não seja urgente, como redigir algo, refletir, pensar em estratégias, imaginar, trabalhar num projeto de longo prazo.

A chave aqui é o controle da atenção. Estamos constantemente distraídos, e alimentamos esse instinto cada vez que nos movemos entre tarefas. Precisamos (re)treinar nossa atenção. A atenção focada pode ser útil às obrigações — esse é o hemisfério esquerdo no trabalho, marcado pelo pensamento racional, dedutivo, lógico. O outro tipo de atenção, útil à criatividade, é onde domina o hemisfério direito, e requer que a mente se aquiete profundamente.

Existem várias formas de fazer essa mudança de lados: caminhar pela natureza, correr, ouvir música clássica… até mesmo tomar uma ducha. A repetição é que conta. E não se esqueça de reabastecer sua energia todos os dias!

Mark McGuinness, do Lateral Action:
Qual é a tarefa grandiosa — apenas uma — que você quer realizar hoje?
O maior perigo para os profissionais de criação hiperconectados são as demandas que sempre chegam e as distrações digitais, que ficam no meio da produtividade real — usurpando o tempo que deveria ser destinado aos grandiosos, assustadores, difíceis e (no fim das contas) recompensadores desafios criativos.

Se você fizer uma única grande coisa hoje, sentirá que o dia foi produtivo (duas ou mais é para super-heróis). Mas se você não der conta dessa única tarefa, não importa quantos trabalhinhos você faça, saberá, lá no fundo, que foi um dia desperdiçado.

Pergunte a si mesmo qual é essa tarefa… isso o ajudará a manter o foco e priorizar suas atividades. Depois disso, as únicas coisas que podem interferir em seu caminho são as emergências e os pretextos.

Chris Guillebeau, do The Art of Non-Conformity:
Por que você faz o que faz todo santo dia?
É muito difícil ser produtivo em longo prazo quando você está fazendo um trabalho pelo qual não se sente motivado. Você talvez tenha que engolir, de vez em quando, alguns dissabores para finalizar certa tarefa; mas, num plano maior, é muito mais fácil construir se você está motivado pelo que faz e pelos resultados que poderá obter.

E você, como gerencia sua energia no dia a dia? Existe alguma grande pergunta que você acha que deveríamos nos fazer para render mais? Conte para nós aqui nos comentários! o/

[99%]

1 comentário
Assuntos relacionados:
Envie seu comentário:
Nome*
E-mail*
Comentário*
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
Assim, que nossa equipe analisar o conteúdo de sua mensagem,
ele será publicado.
1 COMENTÁRIOS - Exibindo 1 de 1
Kenia
09/07/2011 às 21h04
Quero foco Qual a grande tarefa de hoje? Vender.