3 dicas simples para aprender a confiar em si mesmo
20/06/2011 ÀS 13:45

Com tanta gente nesse mundo, nada mais natural do que a diversidade, ainda mais num país tão misturado quanto o Brasil. Enxergar as diferenças e o que há de especial em cada indivíduo é um exercício que deveríamos nos empenhar em realizar ao invés de simplesmente sermos levados pelo rebanho. Assim, o seu potencial poderia ser reconhecido — primeiro por você e depois pelos outros — com confiança nos seus atos e habilidades, sem medo de errar ou ser diferente. Que tal acreditar um pouco mais em você? Prepare-se para a mudança!

Com o objetivo de auxiliar as pessoas a terem mais confiança nelas próprias, o palestrante comportamental Dalmir Sant’Anna escreveu para o Portal HSM um artigo inspirador com dicas para o sucesso pessoal que valem uma boa leitura. Vamos dar uma espiada?

1. Saia da zona de conforto

Muitas pessoas tendem a se acomodar em situações como um emprego mediano, um relacionamento infundado, uma moradia indesejada, entre outras, pelo medo de errar. Há uma tendência em ficar na zona do conhecido, no conforto da rotina, para que não ocorra nada de errado. No entanto, vale lembrar que as coisas podem dar errado mesmo assim. Então por que não apostar em novas possibilidades? Assim você tem a chance de crescer e conquistar coisas ainda melhores. O “pior” que pode lhe acontecer é continuar na mesma, aí você aguarda e tenta novamente numa próxima oportunidade.

“Superar a zona de conforto é uma importante ação para compreender a diferença entre falhar e ser um fracasso. Admita que talvez, você não tenha feito o melhor possível e para sentir o gostinho de uma vitória, será necessário aplicar um esforço a mais”, incentiva Sant’Anna.

2. Fique feliz ao saber que não é perfeito

Deixe o pessimismo de lado, não coloque em sua cabeça que não é capaz de realizar o que quer. As coisas muitas vezes podem ser difíceis ou não sair como o esperado, mas acredite, tudo caminha para o seu próprio bem e aprendizado.

Já dizia aquela máxima: “errar é humano”; portanto, não se cobre tanto e aprenda a aceitar suas limitações. Elas podem ser temporárias ou ainda uma forma de autoproteção. “Na vida, algumas pessoas aprendem a mudar pela dor e outras por amor. Não se negue a oportunidade de compreender suas fraquezas e procure perceber, o que parece o fim pode ser o começo de uma grande transformação na sua vida”, explica o palestrante.

3. Não deixe ninguém te tirar do seu caminho

Quem nunca ouviu um sonoro “você não vai conseguir”? É claro que isso abala qualquer um, mas não deixe que pessoas assim te afetem tanto a ponto de te desviar dos seu objetivos. Respire fundo e lembre-se de que você é capaz de fazer tudo o que realmente desejar.

“Não permita cair em armadilhas geradas pelo pessimismo e mau humor. Não deixe a cortina do palco da sua vida ser fechada para as oportunidades que estão a sua volta. Ninguém mais do que você, possui a capacidade encantadora de mudar”, afirma Sant’Anna.

E então, já está se sentindo mais confiante agora? Aproveite para ler o artigo completo. Quem sabe você acaba se sentindo outra pessoa? =)

Lembre-se: todo mundo tem suas dificuldades, mas, como o nome já diz, a “autoajuda” depende de você. Acredite em seu potencial e os outros também acreditarão. Não deixe que nada abale a sua autoestima. Ajude-se!

[HSM]

0 comentários
Assuntos relacionados:
Envie seu comentário:
Nome*
E-mail*
Comentário*
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO
Assim, que nossa equipe analisar o conteúdo de sua mensagem,
ele será publicado.
0 COMENTÁRIOS - Exibindo 0 de 0